quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
sábado, 18 de fevereiro de 2012
Começando o trabalho...
Começando o trabalho...
O Programa Mais Educação faz parte das atividades da Escola Municipal Sonia Braga da Cruz Ribeiro Silva desde 2010, coordenado pela professora e amiga Roseli, que neste ano, confiou-me, junto com a direção, este desafio.
É possível atender 150 estudantes em cinco oficinas: letramento, dança, canto e coral, horta e futebol, nos espaços internos e externos da escola.
Nas duas primeiras semanas, nesta nova função, dediquei-me à compreensão da dinâmica do funcionamento, na organização e preparação de aspectos, ações e posturas necessárias ao funcionamento das atividades:
- ü horários dos monitores;
- ü troca de idéias com os monitores;
- ü registro das sugestões e observações de todos que manifestaram;
- ü construção, pelas crianças, das normas que orientam nossas ações;
- ü quantidades de crianças nos grupos;
- ü participação dos grupos em todas as oficinas;
- ü duração de cada módulo/oficina;
- ü preparação para o almoço;
- ü higienização bucal;
- ü decoração do espaço da sala;
- ü confecção (por nós mesmos) dos aventais de trabalho para as crianças;
- ü pedido de móveis necessários ao desenvolvimento das atividades;
- ü listagem para compra de materiais para as oficinas;
- ü sugestões para o trabalho em cada oficina, pelos monitores e por mim;
- ü elaboração de fichas para acompanhamento da freqüência e informativos sobre adequação do comportamento nas atividades;
- ü murais informativos com a organização dos grupos e os horários das oficinas;
- ü atendimentos às crianças e famílias que desejam participar do Programa.
Muitas ações foram reorganizadas nestes primeiros dias, como divisão dos grupos e as atividades realizadas. Uma destas mudanças se destacou pelo excelente resultado obtido, sugerida pelo monitor Natalino e imediatamente testada, separamos os meninos das meninas, para melhorar o trabalho da oficina de futebol e respeitar as diferenças físicas e comportamentais; ficamos muito felizes com a participação das crianças, que foi surpreendentemente melhor. Tentamos a mesma divisão nos horários que não havia oficina de futebol e a produtividade foi tão boa quanto. Os momentos de convívio, rodas de bate-papo, brincadeiras com a participação de todos juntos continuarão: chegada, preparação para o almoço, intervalo de 12:00 às 13:00 horas e despedida.
Na oficina de Letramento, que conta com a monitora Sandra, iniciou-se o trabalho complementando a construção das normas, pelas crianças menores e maiores, através de atividades que envolviam listar atitudes positivas e termo de compromisso com o comportamento adequado.
A monitora Lara, responsável pela oficina Horta, já iniciou a plantação de um pequeno canteiro, enquanto aguardamos a compra dos materiais solicitados e a preparação do espaço. Ela conversa com as crianças sobre as vitaminas dos alimentos, leva-os para os cuidados com o canteiro, confeccionou os aventais específicos para sua oficina, promovendo um maior envolvimento.
As monitoras de dança e canto e coral apresentaram uma proposta de trabalho complementar entre as oficinas, porém percebemos mudanças significativas no grupo atendido e ainda buscamos um formato capaz de atender tal proposta. A monitora Jennifer está deixando a equipe por causa de uma ótima oportunidade de estudo.
Sirlene, a monitora de Canto e Coral, aceitou a proposta de trabalharmos com o álbum da banda Pato Fu, “Música de Brinquedo”, selecionado por causa da variedade de estilos musicais, de épocas também diferentes, assim pretendemos proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer diferentes linguagens, mensagens e possibilidades. Aqui nasce nosso primeiro projeto!
Tonia Kelley Souza Botas
Fevereiro / 2012
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)